Coral Orquestra Omkára

As Directoras do Coral Orquestra Omkára
- Gopaliní (Goreti Rodrigues) e Sarasvatí (Ana Guerreiro) - com o Guru Jí 

O Omkára - Coral Orquestra de Mantra da Confederação Portuguesa do Yoga, foi inicialmente fundado em 1982 por Jorge Veiga e Castro (H. H. Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája), Gr. Mestre Internacional do Yoga, mais tarde Fundador e Presidente do Yoga Sámkhya Instituto, e da Confederação Portuguesa do Yoga.

O Omkára foi criado com dois grandes e muito necessários objectivos:

       1 - Promover o ensino e aperfeiçoamento do Mantra / Kírtana – Domínio dos Sons Extroversores, da Vibração e da Harmonia - em especial junto aos Professores do Yoga (e Equiparados), procurando manter todo o Poder dos Mantra (criador e influenciador), conservando-os intactos tal como foram intuídos e transmitidos pelos Grandes Mestres / rshi (Sábios) da Índia; e

        2 - Representar a Instituição nas suas Apresentações Públicas realizadas em Portugal, na Índia, e por todo o Mundo (da Austrália a São Francisco).

Dada a grande importância destes dois fins, o Omkára veio a tornar-se um dos principais Departamentos desta Instituição.
A Orquestra utiliza apenas instrumentos tradicionais indianos directamente adquiridos aos melhores construtores da Índia.